28
Dez 13
Verniz ou esmalte de unhas é um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, por questões de estética, mas também como proteção para as unhas. Tanto pode ser aplicado nos salões de beleza por manicures (nas mãos) e pedicures (nos pés), como em casa. 
Desde 3500 a.C. as egípcias tingiam as unhas, inicialmente de preto. No império Romano valorizava-se unhas bem polidas. 
Na China unhas compridas eram sinal de nobreza. Já em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas, às vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com cabedal. 
Em 1830 surge o primeiro apetrecho de manicure. Tal instrumento permitia empurrar a cutícula, até à altura em que as as cutículas eram removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure. 
Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós. Havia um modelo precursor do verniz de unhas, tal como o conhecemos hoje. Este verniz era aplicado com um pincel de pelo de camelo. Entretanto, esse verniz ou esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas. 
Em 1925 foi lançado um verniz transparente, em tom rosado. Era aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas. 
Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem, pela primeira vez, a tendência de maquilhar os lábios e unhas da mesma cor. 


Na década de 70 surgem os esmaltes sintéticos. As unhas usam-se extremamente longas, através de várias técnicas e estão na última moda. 
Aos esmaltes acrílicos seguiram-se os esmaltes de fibra de vidro, já corria o ano de 1980. 
A decoração das unhas, nos tempos que correm, não está limitada aos vernizes: brilhos, pedrinhas, cristais, "gliters" e vários materiais entraram em campo com o intuito de produzir diferentes efeitos decorativos, adequados a todos os gostos, e tudo é permitido, no que diz respeito a cores, comprimentos e formas das unhas.

 

 

 

 

 

 

 

Verniz com efeito de "gliter".

 

 

 

O verniz de gel, pela sua maior durabilidade, cada vez é mais usado.
Isabel Botelho

 

publicado por Isabel Botelho às 00:13

Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
20
21

24
25
26
27

29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO