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Abr 13



Água e beleza
Genericamente, toda a água traz benefícios para a saúde e, consequente, à beleza. Além de repor energias e favorecer o funcionamento adequado dos músculos e dos nervos, tem efeitos benéficos especialmente para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes do desgaste das células. Em função disso, há dermatologistas que indicam água mineral também para a higiene do rosto e do corpo (até dos cabelos), assim como para minimizar os efeitos de manchas provocadas pelo sol.




A Sede
É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para se consumir água. A sede é um sintoma de desidratação, e que significa que o organismo já está em débito.
Quando a falta de água chega próximo dos 1% do peso corporal, desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo que a água, contida no corpo, é redistribuída, fluindo para órgãos onde é essencial para manter as funções vitais, em orgãos como o coração, o cérebro e os pulmões.


Outros benefícios
Cerca de 60 e 70% do nosso organismo é composto por água. Órgãos, como os rins, chegam conter 83% de água, enquanto o coração, os pulmões e o sangue ficam com uma percentagem em torno dos 80%. Ou seja, a função vital de muitos órgãos depende da quantidade de água presente no organismo.
A água é igualmente importante para a digestão, para regular a temperatura do corpo, para assegurar a saúde dos rins, da bexiga e da próstata, bem como, para a absorção de oxigénio, pelos pulmões. Atua também como lubrificante dos olhos e entre os ossos e tem uma função primordial na atividade cerebral, assim como no funcionamento do sistema nervoso.

Principais Minerais encontrados na Água Mineral  e seus Benefícios
Minerais
 Benefícios para saúde
Bicarbonato
O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa é um intermediário no processo de obtenção do carbonato, eficaz no combate de doenças do estômago, mais especificamente no excesso de secreção de ácido clorídrico.
Indicado para doenças estomacais, gastrite, úlcera gastroduodenais, hepatite e diabetes. Ajuda a digestão.
Cálcio
Indicado para o crescimento e a formação dos ossos. Ajuda a consolidar fraturas e tem ação diurética. Ingerir água durante as refeições, previne a formação de cálculos renais. O cálcio participa no controle do ritmo cardíaco. O conteúdo de cálcio da água contribui para o bom funcionamento do organismo.
Magnésio
Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e da contração muscular. Combate a fadiga e aumenta o vigor físico. É também encontrado nos legumes e verduras.
Potássio
Indicado na prevenção de problemas estomacais, fadiga, stress, dificuldade de raciocínio, constituição de fibras cardíacas e desidratação.
Sódio
Em baixa concentração repõe e equilibra a perda de água no organismo. Hidrata. Ajuda na transmissão nervosa e contração muscular. Bom para desportistas.
Sulfato
Ajuda e eliminar dejetos tóxicos do organismo. Contribui na diluição de cálculos renais. Tem efeito preventivo contra a cristalização de ácido úrico.
Fluoreto
Colabora para a saúde dos dentes e no crescimento. Previne a anemia e reduz a possibilidade de osteoporose.


 Água: Conheça a Sua Real Importância Para a Nossa Saúde
O nosso corpo, como já se sabe, é formado por cerca de 70% de água, que é perdida e reposta constantemente pelo nosso organismo. A reposição é o grande segredo da saúde e da beleza em geral.
Quando a pele carece de água, desidrata-se, fica áspera e torna-se vulnerável ao processo de envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho. É preciso um condutor que infiltre e a mantenha nas células.


Água e Dietas - Fator Decisivo
Beba 6 a 8 copos de água por dia. Aliás, o ideal são cerca de 1,5 a 2 litros. Ou, quanto mais água você beber, mais você emagrece! Será que isto é verdade?
Realmente nosso organismo necessita repor a água perdida diariamente. Eliminamos cerca de dois litros através da urina, do suor e das fezes. Se essa quantidade de líquido não for reposta, entramos num processo de desidratação e intoxicação. E não é só isso: quando ingerimos um alimento, parte dele é absorvido pelo nosso organismo (as proteínas, as gorduras e o açúcar).
Os restos, as toxinas, são eliminados pela urina. Os órgãos responsáveis por esse trabalho são os rins. Se ingerirmos pouco líquido, os rins ficam sobrecarregados e não dispondo das condições ideais para realizar esse processo de filtragem.
Só que, nesse processo, perdemos também sais minerais, principalmente potássio e sódio. Então, se por um lado é preciso tomar água para facilitar a filtração pelos rins, por outro, ela não pode ser ingerida em excesso, para que a perda de sais minerais não seja grande. Por isso, para repor o líquido perdido diariamente, pode ingerir água pura, mas não exclusivamente. Tome também sumos naturais, chás, caldo de carne e leite. É bom lembrar que quando comemos alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, quando se diminui a quantidade de alimentos ingeridos e se queima gorduras, (processo que elimina mais água do que o normal), é preciso tomar mais líquidos para não desidratar.
Finalmente, é bom estar alerta para enganos do tipo: fazer sauna emagrece, quanto mais se transpira na ginástica, mais peso perdemos, etc. Se, ao sair da sauna, ou de uma aula de ginástica, se pesar, constatará que realmente o seu peso diminuiu. Só que à custa da perda de água, que, quer se queira ou não, será reposta ao ingerirmos líquidos ou alimentos sólidos. Até porque, se ela não for reposta, entra-se num processo de desidratação e a pele pode perder brilho e os cabelos também.


Corpo

A água relaxa, dá energia, massaja e facilita os exercícios. Não existe nada mais agradável do que chegar a casa depois de um dia cansativo e entrar numa banheira com água quente.

Ou então tomar um duche frio, num dia de muito calor. São benefícios que estão sempre ao nosso alcance e que podem ser usados de maneira terapêutica. Por exemplo, para começar o seu dia com grande animação, experimente, depois do seu banho habitual, passar pelo corpo um jato de água fria.

Não é preciso ser-se radical e , no primeiro dia, sofrer um choque térmico. Vá arrefecendo a água gradualmente dia após dia. A sua pele e os seus músculos ficarão agradecidos e tonificados. Já está comprovado que os tratamentos estéticos feitos com ajuda da água têm efeito garantido e rápido.

As massagens, por exemplo, atingem a pele e os músculos em profundidade, sem agredir o seu corpo. É uma maneira das mais eficientes de dissolver nódulos de gordura. Além disso, a circulação é ativada, oxigenando as células de maneira ideal e desintoxicando os tecidos. Daí esse tipo de massagem ser o mais forte aliado no combate à celulite. Outra ajuda fantástica da água em questões de beleza é praticar hidroginástica.




Ficamos mais leves dentro de água?

Dentro da piscina somos é capazes de realizar exercícios inimagináveis.
Milagre? Não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve. 


Ou seja: se normalmente for capaz de fazer 10 abdominais, na piscina conseguirá fazer 50, com o mesmo esforço. Só que o resultado é condizente com os 50 e não com os 10. 
publicado por Isabel Botelho às 18:01

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