21
Abr 13

Sabe mesmo o que é um esfoliante?


Da Body Shop, da linha Vitamina C. Uso semanalmente.

"Um esfoliante é um produto que realiza uma microabrasão (polimento) na pele, física ou quimicamente, removendo parcialmente a camada córnea (formada por células mortas) e o manto lipídico (responsável por reter a humidade da pele)", responde a dermatologista Silvia Zimbres (SP).

Da Body Shop, da linha Vitamina C. Uso semanalmente.


De acordo com a dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla (RJ), o esfoliante remove as impurezas da camada externa da pele e ainda promove uma melhora da textura da cútis.

Da Body Shop, da linha Vitamina C. Uso semanalmente.

Quando esfoliar a pele não use de demasiada força, nem insista muito na mesma zona.

Pode usar-se uma esponja adequada, que ajuda no processo de esfoliação da pele.

"Toda a esfoliação torna a pele mais receptiva aos princípios ativos dos cosméticos. Mas vale salientar que a esfoliação em excesso pode danificar a pele, pois o atrito constante retira a proteção da mesma e pode ainda machucar a cútis", aponta a especialista.



Esfoliante corporal da Oriflame
   

Todavia, tome cuidado com os esfoliantes. Segundo a dermatologista Meire Parada, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), o creme esfoliante não é essencial para todos os tipos de pele, pois em alguns casos, o creme pode ausentar a oleosidade que protege a pele de fungos ou bactérias. "Se a pele for oleosa e realmente precisar de uma esfoliação, o recomendado é aplicar o creme a cada 15 dias", indica.

Esfoliante corporal da Oriflame
   
Ambas as especialistas concordam que o maior erro é na força da aplicação. Antes de aplicar, lembre-se que a ação esfoliante já está no creme e não na intensidade da aplicação. Uma aplicação muito forte pode danificar a pele, ou retirar mais do que deveria ser retirado.



"A esfoliação é importante para a pele oleosa, morenas e negras (pigmentação das camadas mortas é mais intensa)", recomenda Paula. "O ideal é humedecer a pele previamente e tentar evitar movimentos repetitivos na mesma área, a fim de evitar irritação", completa Silvia.


Fonte: Texto adaptado de corpoacorpo.
publicado por Isabel Botelho às 12:11

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


25
26

28


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO