18
Abr 13

Sopa é uma comida líquida ou pastosa e elemento fundamental da gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir vegetais (batata, cebola, couve, cenoura, etc.), carnes ou peixes e mariscos. 



Sopa é uma comida líquida ou pastosa e elemento fundamental da gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir vegetais (batata, cebola, couve, cenoura, etc.), carnes ou peixes e mariscos. 
Os nutricionistas aconselham, em geral, a ingestão diária de sopa para um regime alimentar equilibrado. 
A maior parte das sopas é de baixo custo, de confecção simples, e de digestão fácil, contendo vitaminas e hidratos de carbono. A ingestão de sopa auxilia nos regimes alimentares de controlo de peso e é uma forma fácil de assegurar que crianças pequenas e idosos ingerem produtos hortícolas e água.
Em Portugal a sopa ocupa um lugar de grande importância à mesa, sendo por exemplo de presença obrigatória nas ementas escolares. 





História: Pesquisadores, como Rosario Buonassisi, consideram as sopas como o prato mais antigo do mundo, sendo anterior, inclusivamente, ao assado de carnes, pois há indícios dessa refeição antes mesmo da descoberta do fogo. Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água. Há registos arqueológicos de preparação se sopas entre os Anasazi, da região do Four Corners (EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia (Turquia) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro(algo similar ao "Haggis" de hoje). 


Tipos de sopas: 
A maior parte das sopas é feita com ingredientes cozidos, mas também há sopas frias como os gaspachos (da Andaluzia-Espanha), a panzanella da Toscana-Itália e as vichyssoises. Existem várias manifestações gastronómicas espalhadas pelo Mundo, todas elas mostrando o que de melhor se faz em cada região. No mês de Abril, em Alenquer, Portugal, há anualmente um Festival das Sopas e Merendas que disponibiliza, aos milhares de visitantes, as sopas de antigamente.


A Adega Cooperativa de Labrugeira, entidade responsável pelo evento, faz questão em respeitar a tradição, e acompanha as sopas tradicionais com uma merenda e um petisco, mostrando assim a antiga alimentação diária dos trabalhadores rurais da região. O conceito da sopa de pedras manifesta-se em várias culturas do Ocidente (i.e. Brasil, Portugal, França, Estados Unidos, Espanha, etc.). 
Fonte: Texto adaptado deWikipédia
publicado por Isabel Botelho às 18:09

2 comentários:
Uma boa sopa é uma "excelente" entrada para uma refeição----e se for muito... muito boa repetindo a dita "entrada" serve "saída" e a refeição está feita. Poderá ser acompanhada por pão de milho com queijo de S. Jorge e uma pimentinha da terra...que delicia...só de pensar já estou cheio de fome novamente...
Nuno Botelho a 18 de Abril de 2013 às 23:35

Hum, boa sugestão de menu!
O LADO B por Isabel Botelho a 18 de Abril de 2013 às 23:46

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


25
26

28


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO