14
Nov 13
  • Entregue o presente de casamento, em casa da noiva, antes do casamento. Se tal não for possível, deixe em casa dos pais, nos dias a seguir ao casamento. Ou na casa dos novo casal, depois de voltarem da lua de mel. Não leve o presente de casamento no dia da festa, pois pode causar situações embaraçosas para guardá-lo.
  • Certifique-se a quem foi endereçado o convite de casamento. Se o convite de casamento foi dirigido apenas a si e ao seu companheiro, entenda que os noivos contam apenas com duas pessoas para a festa. Levar pessoas que não foram convidadas, (mesmo que sejam filhos), é indelicado além de prejudicar a organização das mesas, que foram preparadas para um determinado número de pessoas.
  • Participe em todo o evento. Não falte à cerimónia religiosa indo diretamente para a festa, mesmo que a sua religião seja diferente da dos noivos, ou que não tenha paciência para os rituais do casamento, a sua presença é uma forma de demonstrar respeito e carinho para com os noivos. Já agora: desligue o telemóvel.
  • Respeite o lugar que lhe foi atribuído. Saúde os outros convivas com um cumprimento apenas verbal. Não é necessário cumprimentar com um beijo ou com um aperto de mão as pessoas que também têm lugar na sua mesa, a não ser que as conheça bem.
  • Ao sentar-se, tente manter sempre uma postura reta. No caso das senhoras, as pernas podem ser cruzadas ou não. Caso não as cruze, mantenha- as paralelas e juntas. Não gesticule com os talheres na mão e não os coloque fora do prato, como se fossem remos.
  • Respeite a “regra dos cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar, que é válida para todos os convivas do casamento, de ambos os sexos.
  • Sirva-se de pequenas doses e repita se necessário. Nunca encha as mãos de salgadinhos, quando o empregado de mesa passar com a travessa. Resumindo: não coma como se não houvesse amanhã.
  • Beba moderadamente. Toda a gente aprecia uma pessoa divertida e bem humorada, mas não embriagada e a perder a compostura e a fazer comentários menos próprios, ou embaraçosos. Mantenha-se sempre elegante: não adianta nada chegar à festa de impecavelmente arranjada e ir embora toda despenteada e descalça.
  • Resista à tentação e não leve consigo adereços da decoração. Arranjos de flores, porta-guardanapos, talheres, marcadores, enfeites da mesa, embalagens de docinhos e os próprios doces finos do casamento: por mais bonitos que sejam, não são seus. Além disso, é um desrespeito para com os noivos, que podem ter de devolver itens alugados.
  • Cumprimente os noivos durante a festa de casamento. Agradeça o convite e deseje felicidades à nova vida. É como que uma obrigação dos convidados do casamento! Caso queira ir embora mais cedo, não faça uma “saída à francesa”, a não ser que já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de abalar.

       Isabel Botelho

 

publicado por Isabel Botelho às 20:08

Novembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO