28
Abr 14

A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços a estranhos em locais públicos.

 

 

A campanha começou em 2004, por iniciativa de um homem australiano conhecido pelo pseudónimo "Juan Mann", com o intuito de deixar as pessoas bem dispostas, tão somente com um abraço grátis.

 

 

 

 

 

 

 

 

O movimento tornou-se internacionalmente famoso no ano de 2006, por causa do videoclip da banda australiana Sick Puppies, publicado no YouTube. O vídeo é um dos mais vistos no site, tendo sido visto mais de 72 milhões de vezes (informação relativa a março de 2012).

Os abraços são um exemplo de um ato humanitário de afetividade, executado por alguém cujo objetivo é apenas o de fazer as pessoas sentirem-se melhores.

 

 

 História:

Juann Mann criou a campanha cujo objetivo era abraçar pessoas, pondo-a em prática, em Pitt Street Mall, em Sydney, na Austrália, apenas para alegrá-las e incentivá-las a fazer o mesmo com outros.

 

 

Depois de algum tempo, alguns guardas, a polícia e responsáveis pela cidade disseram-lhe para que parasse aquela atividade, pois se alguém se magoasse, enquanto o abraçava, a Câmara poderia ser processada. Mann e seus amigos conseguiram então uma petição, que reuniu 10 000 assinaturas, obtendo assim permissão para continuar distribuindo abraços de graça.

 

 

 

 

 

 

 


Em setembro de 2004, Mann ofereceu um abraço a Shimon Moore, o líder da banda Sick Puppies e, desde então, tornaram-se bons amigos. Moore perguntou-lhe porque fazia aquilo, e ele respondeu que era porque gostava de deixar as pessoas felizes.

 

 

 

 

Algumas semanas depois, Moore decidiu gravar em imagens Mann distribuindo abraços, em diferentes lugares de Sydney.

Em 2008, após a morte da avó de Mann, Shimon Moore decidiu fazer um videoclipe, com as gravações, usando como banda sonora, a música "All The Same", e mandou de presente para Mann num CD, com a inscrição: "Isso é o que você é". Enquanto editava o vídeo, o resto da banda sugeriu que se colocasse no YouTube, e foi isso que fizeram. Dois dias depois, o site já tinha sido visitado 250 mil vezes.

 

Em Portugal:

Em várias regiões do nosso país a campanha Abraços Grátis tem tido bastante aceitação e muitos adeptos. Por exemplo, em 2007, na cidade do Porto realizou-se a primeira ação de Free Hugs em Portugal. Foi um sucesso que proporcionou um dia mais feliz à "Cidade Invicta".

Outra referência, que remonta ao ano de 2012, é o do Happiness Club de Leiria , fundado pela Associação Fazer Avançar, que tem levado a efeito o "Leiria Happiness Day" que todos os anos, a 22 de Maio (dia da cidade de Leiria) tem movimentado milhares de pessoas no centro de Portugal. Com uma equipa de 70 voluntários, da Associação Fazer Avançar, esta iniciativa gerou, em apenas dois dias, cerca de 9.450 abraços grátis, alguns smiles gigantes em Leiria, competições de gargalhadas, smiles em semáforos e muitas outras atividades divertidas. Os vídeos colocados no youtube pela Associação Fazer Avançar são a forma da organização passar a mensagem para as outras cidades do País e do Mundo.

 

 

 

publicado por Isabel Botelho às 22:05

Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19

22
24
26

27
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO