13
Abr 13
Quer saber a receita das papas e as propriedades da aveia?
A aveia é um alimento que pode fazer a diferença na sua vida.
 
Com grande quantidade de proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante, o que proporciona alívio para depressão, ansiedade, tensão, insónia e exaustão nervosa; também diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, ajudando a prevenir problemas cardíacos e a diabetes. Esta qualidade hipocolesterolêmica da aveia é atribuída principalmente às b-glucanas que possuem capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção do colesterol resultando, por conseguinte na diminuição do colesterol sanguíneo.
 
Rica em fibras, é uma excelente arma contra prisão de ventre, eliminando as toxinas do intestino; segundo se acredita, auxilia ainda na prevenção de tumores intestinais.
 
Use a aveia externamente para aliviar inflamações na pele.
 
Novas evidências sugerem que a aveia também pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, em pessoas que sofrem de  hipertensão.
 
Outro benefício: a aveia é um dos poucos grãos que contém antioxidantes difíceis de encontrar, como os compostos de vitamina E chamados tocotrienóis. O fato de se incluir a aveia na dieta alimentar, ou em regimes de emagrecimento, pelo aporte de fibras e de proteínas que contém, traz uma sensação de  saciedade muito rapidamente. Isto manterá a pessoa longe de alimentos que engordam e ajudará  quem quer controlar o seu peso.
 
A minha receita de papas de aveia:



Ingredientes:
- 1 chávena almoçadeira de flocos de aveia;
- 1 chávena almoçadeira de leite meio gordo;
- 1 chávena almoçadeira de água;
- 2 paus de canela;
- 1 tira de casca de limão;
- 1 colher (de chá) de manteiga;
- mel;
- canela, para polvilhar. 

 



 

Num tacho, põe-se a ferver a água com o leite, os flocos de aveia, a casca de limão e os paus de canela, durante pouco mais de 5 minutos, ou se gostar de uma consistência mais grossa, por mais tempo. No fim, adiciona-se a manteiga e o mel. Pode adicionar-se ainda uma gema de ovo, que se desfaz primeiro, num pouco de leite, e se junta, mexendo sempre, para não talhar. 
 
Verte-se a papa para pratinhos e, por cima, pode-se decorar com me e canela em pó. 
 

 

 

Uma delícia. Bom apetite!
Isabel Botelho




publicado por Isabel Botelho às 17:50

2 comentários:
Que bom aspecto ! Assim é melhor que a minha receita:-) Vou experimentar. Beijinhos.
Colá Nava a 13 de Abril de 2013 às 18:34

Obrigada Colá Nava. Já experimentou a minha receita das papas de aveia? Bjs

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


25
26

28


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO