Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

belitabotelho

belitabotelho

25
Jun14

ÓCULOS: ESCUROS OU NÃO - como escolher

Isabel Botelho
Óculos: Um adereço indispensável!





 

Os óculos, graduados ou não, são um acessório de moda imprescindível que garante charme e impõe personalidade. Os óculos ideais têm de agradar, em primeiro lugar à pessoa que os vai usar, e isso não significa apenas escolher um modelo que combine com o formato do rosto. 


 



 

Para escolher bem, deve ter-se em conta a personalidade da pessoa. Os óculos de sol, em especial refletem e ajudam a definir o estilo da pessoa, ou até mesmo o seu estado de espírito, já que, nos dias que correm, é possível e desejável ter mais de um par.








As pessoas mais extrovertidas geralmente gostam de brincar com materiais e com as cores. Tudo é permitido e toda ousadia já não é extranhada. As pessoas mais reservadas tedem a escolher  modelos mais discretos. Óculos de cores fortes são uma opção mais extravagante. Porém, pode correr o risco de se aborrecer de usá-los e, se forem graduados, o problema agravar-se.









A recomendação para quem precisa usar óculos constantemente, o ideal é ter pelo menos dois pares diferentes: uns para o dia-a-dia e outros para eventos sociais, que podem ter mais personalidade. Isto aplica-se para óculos graduados, escuros ou não. Para o dia-a-dia, prefira os modelos mais discretos sem se esquecer do conforto.








Aconselhe-se nas casas da especialidade tendo atenção ao formato do rosto para escolher o modelo de óculos ideal. É necessário observar outros detalhes, como a altura das sobrancelhas e nariz, o formato dos olhos, bem como a tonalidade da pele e dos cabelos. O nariz é que equilibra os óculos. Por isso, o modelo escolhido deve ser confortável, tendo em conta que os óculos nunca devem marcar, nem tão pouco magoar o nariz, ou as orelhas.










Quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher uma armação com ponte baixa (aquele arco que se apóia no nariz). A linha das sobrancelhas deve ser seguida e, se possível alinhada com a armação dos óculos. Há quem opine até que as sobrancelhas devem estar sempre visíveis e que as armações devem ficar cerca de três milímetros abaixo delas, pois são responsáveis por grande parte da expressão facial.






Tão importante quando a armação dos óculos são as lentes. 

Se as lentes escuras, ou não, não oferecerem a proteção solar correta e não tiverem filtros adequados podem, inclusivamente, causar danos. Quando os óculos de sol são postos, a claridade diminui e a pupila  dilata dando a possibilidade de uma quantidade maior da radiação penetrar nos olhos. Se a pessoa não estiver com lentes escuras, de boa qualidade sob alta claridade, a pupila contrai-se, evitando assim que uma grande quantidade de raios seja absorvida.






Quando decidir ou tiver de comprar óculos, lembre-se que embora existam marcas famosas, nem sempre os mais caros são os melhores. Aconselhe-se com os profissionais para não comprar óculos apenas por causa da marca. São os óculos que devem adaptar-se ao seu rosto, acompanhar seu estilo e não o contrário e, mais importante, devem oferecer a proteção necessária.










Isabel botelho

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub