Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

belitabotelho

belitabotelho

01
Jun14

BENEFÍCIOS DO RISO

Isabel Botelho

     O estudo do ato de rir tem apaixonado os cientístas.

 

 

As suas descobertas são surpreendentes. O ato de sorrir faz com que se liberte no organismo quantidades de endorfina e serotonina.

 

 

 

 

Aquelas substâncias são responsáveis pelas sensações de prazer e de bem estar, que conduzem ao bom humor.

 

 

 

 

Sabe-se, por exemplo, que as mulheres riem mais vezes do que os homens. O sorriso feminino é, por norma, intenso e espontâneo. Pelo contrário do masculino, mais racional.

 

 

 

 

Os especialistas já identificaram, pelo menos, sete boas razões para rir ou dar uma gargalhada.

 

 

Sete boas razões para rir ou dar uma boa gargalhada:

 

1. Previne doenças

Melhora o sistema cardiovascular pois o riso torna a respiração mais profunda o que contribui para uma redução da pressão arterial, provocando a vasodilatação das artérias, o que conduz a uma melhor oxigenação e a um maior fluxo de sangue para todo o corpo e, consequentemente, a um melhor aporte de nutrientes ao organismo. O sistema respiratório também colhe benefícios durante o riso, porque os pulmões passam por uma hiperventilação, o que resulta numa melhor distribuição de oxigénio aos tecidos.

 

 

2. Aproxima-nos dos outros

O sorriso tem uma função primordial: expressar emoções e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar e, ao longo da vida, o seu riso marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros, inclusivamente, quando não está a ser visto, revela um estudo da Universidade de Portsmouth, no qual os seus participantes conseguiram distinguir vários tipos de riso apenas pelo som da voz.

 

 

 

3. Estimula o cérebro

A atividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em ação. Isto liberta a mente da tensão e do stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.

 

 

 

 

4. Rejuvenesce

O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-envelhecimento. Uma gargalhada frequente pode rejuvenescer cerca de dois a oito anos, defendem Michael Roizen e Mehmet Oz, autores do livro: «You - Manual de Instruções».

 

 

 

 5. Liberta-nos

Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar» no computador, afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma. São as crianças quem ri mais livremente, com dez "ah,ah" por segundo, ou seja, cerca do dobro do que emite um adulto.

 

 

 

 

6. Exercita o corpo

Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do corpo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular, como até na melhoria da digestão ou do trânsito intestinal.

 

 

 

 

7. Combate o stress

O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso "… pode ajudar na recuperação da depressão. Ver imagens positivas, como um sorriso rasgado, fortalece os pensamentos positivos... ", diz o psicólogo Freitas Magalhães.

 

 

 

 

Isabel Botelho

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub